A Produção de Desenhos

Produção de Desenhos

Alguns nichos de mercado na área de desenhos que podemos citar é a produção de desenhos animados e de cartoons com o auxílio de computadores.

Com isso a criatividade com ajuda dos computadores tem permitido o desenvolvimento de trabalhos de diversos tipos de trabalhos e obras facilitando muito a vida dos criados.

Há grandes estúdios de produção de desenhos que estão utilizando intensivamente os meios oferecidos pela informática, pois eles permitem que as produções tenham menores custos e menos tempo. Há também uma nova geração de criativos que tem usado o computador para produzir filmes animados a baixo custo e passíveis de chegarem a uma audiência superior, muitas vezes usando os meios de divulgação disponibilizados pela Internet.

Essas tecnologias oferecem qualidades elevados e grande admiração para as produções voltadas deste segmento do desenho. A animação a 2D em computadores esteve sempre ligada a estações de trabalho e a aplicações dispendiosas. Muitas das aplicações acessíveis na plataforma dos PCs eram muito limitadas e não permitiam a produção de trabalhos com elevada qualidade. E com a tecnologia Flash, que permitiu a toda uma geração o desenvolvimento de animações a 2D com qualidade.

Todas as ferramentas que estão sendo desenvolvidas, elas possuem um fim muito especifico: ajudar as criações, produzir animações, conteúdos via internet, produtos multimídia (em CD-ROM ou pen-drive), otimizar tempo e diminuir custos. Os programas apresentavam grandes limitações ao nível do desenho e da coloração de imagens, sendo mais orientadas para a criação de animações a partir de imagens vetoriais são criadas, por exemplo, no CorelDraw.

Existem diversos Studios e podemos citar como exemplo o Toon Boom Studio que contém uma ferramenta bastante completa para desenho vetorial, pode ser usada com sucesso na criação de simples ilustrações. Em outras situações e graças às suas ferramentas, este programa assume-se ainda como um excelente criador de títulos e legendas para programas de vídeo. Qualquer tipo de animação poderá ser criado pelo Toon Boom Studio e aplicada a uma imagem em movimento.

Os utilizadores de PC não terão uma integração tão direta com ferramentas de edição de vídeo, mas poderão usar outras, como o Adobe Premiere, para integrar as animações com imagem real e com diálogos e música de fundo.

Com todas estas dicas é possível produzir desenhos e criar grandes filmes. O resultado final será um filme em desenho animado, pronto para ser distribuído em diversos formatos, desde um filme de baixa resolução para a Internet.